Prezados (as) Senhores (as)
Vimos pela presente, informar à V. Sas., que a partir desta data, entra em vigor a Resolução CNJ nº 569/2024, que trouxe importantes alterações na regulamentação do Domicílio Judicial Eletrônico (DJE), ou seja, as empresas/entidades passarão a ter que baixar eventuais citações no seu domicílio judicial eletrônico devidamente cadastrado.
O ato normativo determina que o sistema passe a ser usado, apenas, para envio de citações e comunicações processuais, pela via eletrônica, dirigidas às partes ou a terceiros, ou seja, nos casos em que a lei não exige vista ou intimação pessoal.
Com a entrada em vigor da referida resolução, gostaríamos de enfatizar alguns cuidados essenciais que todos devem observar para garantir a conformidade e a eficiência no uso do Domicílio Judicial Eletrônico (DJE), que já foi objeto de nossas comunicações em 28/06/2024 e 02/05/2024.
Cuidados importantes:
O CNJ disponibilizou o curso Domicílio Judicial Eletrônico: Capacitação para Utilização – Entidades Privadas para treinamento dos usuários da plataforma. A formação é on-line e está voltada para administradores e representantes de grandes e médias empresas, que contarão com manual do usuário e aulas gravadas.
A adoção dessas práticas é fundamental para garantir a eficiência e segurança no processo de comunicação eletrônica.
Reiteramos que este é um novo procedimento, sujeito a diversas dúvidas e adaptações, contudo, nossa equipe está acompanhando eventuais mudanças para mantê-los informados. A inobservância do DJE poderá trazer sérios prejuízos para as empresas e entidades, reiterando que, doravante, muitas comunicações judiciais serão efetuadas por meio eletrônico, necessitando ter pessoas preparadas para o devido acompanhamento. Comuniquem ao escritório o recebimento de qualquer citação judicial, imediatamente, para que sejam tomadas as devidas providências, pois começa a correr o prazo de defesa ou de providências judiciais.
Estamos à disposição para fornecer quaisquer informações adicionais sobre o mencionado DJE.
Atenciosamente,